Fale conosco pelo WhatsApp

Revista Pellegrino

Inovação no varejo

Escrito por admin -

Programa Loja do Futuro, parceria do Sincopeças-SP, FecomercioSP e Sebrae-SP, oferece gratuitamente treinamento de capacitação empresarial inspirado nas mais recentes tendências e tecnologias do varejo

Por Tatiana de Almeida Prado

Talvez não seja possível prever o futuro, mas identificar tendências e antecipar cenários não requer nenhum tipo de feitiça- ria. Basta ficar atento às mudanças no comportamento do consumidor, nas novidades do mercado e nos avanços tecnológicos, porém nem sempre é fácil manter-se atualizado. O programa Loja do Futuro, promovido pelo Sincopeças-SP, em parceria com a FecomercioSP e o Sebrae-SP, vem ajudar a cobrir essa lacuna de aprendizado apresentando aos micros e pequenos empresários soluções para modernizar os negócios, tornando-os mais competitivos ao abordar temas relevantes, como e-commerce, digitalização, informática, entre outros tópicos. Para o presidente do Sincopeças-SP, Heber Carvalho, as empresas do comércio de autopeças precisam assimilar essas inovações, buscar procedimentos e processos, e fazer com que esse conhecimento se transforme em ferramenta fundamental dentro da atividade empresarial.

Totalmente gratuito, o programa tem conteúdo altamente atualizado, com assuntos abordados e discuti- dos nas últimas edições das maiores feiras de varejo do mundo, como a NFR Big Show (National Retail Federation), de Nova Iorque, e a Euroshop, da Alemanha.

Trilha customizada

Segundo o consultor de ne- gócios do Sebrae-SP, Reginaldo Oliveira, responsável pelo atendimento ao programa Loja do Futuro, a iniciativa é uma grande oportunidade para as empresas do segmento varejista de auto e moto- peças se destacarem no mercado. “O objetivo do programa é auxiliar no aumento de faturamento e na competitividade do negócio, por meio da implementação de melho- rias na atmosfera da loja, na experi- ência do cliente, na modernização da gestão e na implementação de tecnologias modernas.”

Para que isso aconteça, o programa, além de oferecer diversas lives com especialistas – abordando assuntos como comércio eletrônico, inteligência artificial, reputação da marca, indicadores financei- ros, entre outros –, vai viabilizar consultorias individualizadas com os profissionais do Sebrae, propor- cionando, assim, um diagnóstico personalizado para as empresas de auto e motopeças inscritas.

“De repente, o empresário pre- cisa trabalhar melhor a marca dele. Ou precisa de um cliente oculto para fazer uma avaliação da loja. Talvez trabalhar a presença digital do negócio ou ainda analisar ques- tões comportamentais próprias. Então, cada empresa tem a sua dor; por isso, iremos traçar trilhas custo- mizadas”, conta Reginaldo.

Os participantes terão direito a três horas de consultoria divididas em dois encontros, que podem ser realizados tanto presencialmente, na sede no Sebrae de São Paulo, no bairro República, quanto de forma remota.

A primeira reunião consiste em realizar um diagnóstico e traçar um plano de ação. “Já na segun- da conversa, iremos averiguar os resultados alcançados”, completa o consultor, lembrando que o programa Loja do Futuro também tem como meta aumentar o faturamento das lojas participantes em 8,5%. “Queremos alcançar empresários realmente comprometidos com as nossas propostas e dispostos a transformá-las em realidade.”

Novas oportunidades

Hoje em dia, apesar do acesso tão grande às mais diversas informa- ções, alguns gargalos ainda persis- tem no varejo. “Há dificuldades nos aspectos financeiros, na formação de preço e em ter um demonstrativo de resultados para apurar se a sua loja é lucrativa ou não. É preciso avaliar o quanto o negócio é efeti- vo e o que podemos identificar de oportunidades, pensando sempre em inovação. E quando falamos em inovação, não pensamos só em tecnologia, mas também em redução de custos e aumento de faturamento”, avalia Reginaldo.

Para o consultor, não restam dúvidas de que quem participa do programa Loja do Futuro se diferencia, pois, além das lives e das consultorias, fica sabendo de diversas oportunidades, como programas que o próprio Sebrae oferece para micro e pequenos em- preendedores e que, muitas vezes, não alcançam seu público-alvo. Podemos citar, o ALI (Agentes Local de Inovação), que visa ao aumento de produtividade, e o Em- pretec (www.empretec.sebraesp. com.br), principal programa de formação de empreendedores do mundo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“O participante vai ser sensibi- lizado para ferramentas que ele desconhecia até então, que o im- pulsionarão no caminho do sucesso e isso vai ao encontro das expec- tativas do Sebrae, que é fomentar o empreendedorismo, estimular a competitividade e o desenvolvimen- to sustentável dos negócios, assim como do Sincopeças, que tem um viés educacional para as empresas.”

Conhecimento é poder

Pequenos e médios empresários brasileiros não podem se esquecer de que conhecimento é sempre poder. As tendências apresentadas na NRF e na Euroshop – e que inspiraram a programação da Loja do Futuro – mostram, por exemplo, que a utilização da inteligência artificial (IA) e a união do varejo físico com o digital é um caminho sem volta. O fato é que quem não se mexer agora terá problemas mais à frente, porque o mercado está mudando muito rapidamente.

Apesar disso, empresas ainda têm resistência em saber como preparar as suas vendas para o comércio ele- trônico. O presidente do Sincopeças SP, Heber Carvalho, conta a sua própria experiência sobre o assunto. “Como comerciante de autopeças, sei que não é fácil montar um e-commerce. É muito diferente de uma loja física, precisa de mão de obra especializada, estrutura e conheci- mento. Começamos a vender pelo e-commerce há dois anos, e quem não começou comece logo, pois muda a história da empresa”, garante. Desmistificar a IA, aproximando-

-a do varejista de autopeças, também é um dos principais objetivos do programa Loja do Futuro. “Não podemos ter medo da IA. Ela vai ser uma importante ferramenta para automatizar processos, pro- porcionando, assim, mais tempo para que o empresário atenda um cliente com mais dedicação, visite uma feira importante do setor ou ainda participe do programa aqui conosco. O que eu quero deixar bem claro é que as experiências oferecidas pela Loja do Futuro são extremamente práticas, indo ao encontro das necessidades reais dos empresários”, esclarece Reginaldo.

Para ter acesso ao programa Loja do Futuro em sua região, os interessados podem procurar o Sebrae-SP em um dos seus 33 escritórios regionais no Estado de São Paulo ou pelo telefone 0800 570 0800.

SAIBA MAIS

SEBRAE-SP

sebrae.com.br SINCOPEÇAS-SP

portaldaautopeca.com.br

Copyright © 2021 • Pellegrino - Todos os direitos reservados.